Viagem olfativa!

Sexta-feira, geladão partindo da Central do Brasil sentido Japeri: trecho que foi marcado por cheiros. Muitos deles. Dentro do vagão passamos por odores de percevejo, pizza, churrasquinho de gato, suor, pele (aquela delícia temperada no sazón), cerveja Antártica que alguém derruba no chão e faz um meleiro danado, dentre vários outros. Porém, em transportes públicos lotados, existe um que está sempre presente. Sempre. Não importa de onde vem, quem foi, mas todo mundo cruza os olhares e dá logo um jeito de falar um: “Nossa!”, “Tem alguém podre aí, hein!”. E o risadeiro é geral. Mas, claro, a viagem continua como se nada tivesse acontecido.

Minutos depois, lá vem a catinga de novo: “Jesus, tem alguém passando mal aí, hein!”, “Caraca, que isso…”, “Alguém interdita esse vagão!”. E o odor some. A galera do 33 já passando mal, mas vida que segue, o caminho ainda é bem longo. Tem que aguentar, não tem jeito. Passa mais um tempinho, e lá vem ele novamente. Até que uma senhorinha resolve falar, bem alto: “Ô!! Tem alguém azedo aí! Não é possível! Comeram urubu estragado, tem que colocar alguma coisa pra fechar essa saída!” (Não foram bem essas as palavras, mas a gente adapta!).

Neste momento, o Japeri já tinha virado uma verdadeira festa. Todos os passageiros numa gargalhada generalizada, uns dizendo que foi culpa da feijoada – prato típico dos quilos do centro da cidade nas sextas-feiras – outros colocando a culpa na dobradinha comida no botequim de fulano. Até para a pobrezinha da pele, sobrou. Eu rezava para chegar em Ricardo de Albuquerque, aquela estação que nem é torta, que quando o Japera encosta, fica todo mundo caindo por cima do outro.

O trem encostou, desci já quase sem ar. Mas quando as portas abriram senti aquele ar puro que vem lá do campo do gericinó envolvendo meus pulmões. É pra glorificar de pé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s